São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp realiza primeira fase neste domingo ;Mudança

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Unicamp realiza primeira fase neste domingo
Prova deste ano alterou valor da redação da primeira fase; uma nota dez garante vaga na próxima etapa
O vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) acontece no domingo, dia 27. Na semana passada, a universidade divulgou a lista dos locais de exame da primeira fase (confira no quadro ao lado).
Essa etapa do vestibular é constituída de uma única prova, com uma redação e 12 questões gerais dissertativas das matérias obrigatórias do segundo grau (matemática, física, química, biologia, história e geografia). São duas questões de cada disciplina.
A prova vale 60 pontos –30 de redação e 30 de questões gerais. Passa para a segunda fase do exame o candidato que atingir 50% da prova. Ou seja, uma redação nota dez garante a segunda fase.
Até o ano passado o peso da redação era 62,5%. Nesse vestibular ela passou a valer 50%.
"Diminuir o peso da redação já era discutido há tempos. A supervalorização já havia cumprido o seu papel", diz Jocimar Archangelo, 56, coordenador do vestibular.
O candidato deve comparecer ao local de exame às 13h. O acesso às salas de prova começa às 13h15 e vai até às 13h45. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. A prova dura quatro horas.
O candidato deve levar para o exame, o original da carteira de identidade, lápis, borracha e caneta.
Mudança
A Unicamp apresenta mudanças para o vestibular 95. Modificação dos critérios que determinam a nota final do exame, diminuição do número de questões na segunda fase e redução do peso da redação.
Para cada curso foram eleitas até duas matérias prioritárias, que entram na nota final com peso 2, isto é, valem o dobro das outras, de peso 1.
Até o último vestibular, o candidato respondia 16 questões de cada matéria na segunda fase. Agora, com 12 questões, o vestibulando responde 24 questões nas quatro horas de exame e não mais 32. São duas provas por dia.
A segunda fase é constituída de oito provas, com 12 questões de cada disciplina, também das matérias obrigatórias do currículo do segundo grau: língua portuguesa, literaturas brasileira e portuguesa, ciências biológicas, matemática, história, geografia, química, física e língua estrangeira.
O candidato pode optar por inglês ou francês. Cada prova vale 60 pontos, sendo cinco por questão.
Para serem aprovados, os candidatos devem obter nas provas nota mínima equivalente a 30%.
O estudante que zerar em qualquer das duas partes da prova será eliminado. A nota da primeira fase continua contando pontos na média final.
No dia 29 de dezembro deve ser publicada a lista de locais de exame e dos convocados para a segunda fase, que acontece de 15 a 18 de janeiro. As provas de aptidão são de 23 a 25 de janeiro.
A Unicamp oferece 1.990 vagas em 43 cursos. Este ano, o vestibular tem 40.738 candidatos.

Texto Anterior: Nervosismo provoca 'síndrome da última olhada'
Próximo Texto: Unesp tem curso mais concorrido do país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.