São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coletânea traz declínio dos Allman Brothers

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado fonográfico tem razões que a própria razão desconhece. É difícil encontrar algum critério em determinados lançamentos. É o caso de "Hell & High Water - The Best of Arista Years", uma coletânea da Allman Brothers Band.
Ao lado de outras bandas, como o Lynyrd Skynyrd, a Allman Brothers ganhou fama por fazer o "southern rock" –o rock com acento country do sul dos EUA.
Surgido no final dos anos 60, o grupo teve seu auge no início da década seguinte. Formado pelos irmãos Duane (guitarra) e Gregg Allman (teclados e vocais) e por Dickey Betts (guitarra), o grupo fez bons discos e deixou um dos melhores álbuns ao vivo da história do rock –"The Allman Brothers Band at Fillmore East", gravado em 71.
Com a morte de Duane, alguns anos depois, a Allman Brothers nunca mais foi a mesma. Gregg e Betts tentaram manter o pique, mas não conseguiram.
Na década de 80 o estilo perdeu popularidade. E a banda também. É dessa época a coletânea. São 13 faixas, seis músicas de "Reach for the Sky" (80) e outras cinco faixas de "Brothers of the Road" (81).
Uma coletânea de dois discos é inusitado. Ainda mais sendo dois discos tão atípicos. Nada que se assemelhe ao blues vigoroso dos anos 70. Ouvir sintetizador em músicas do tipo de rock feito pela banda é de causar arrepios.
Outro equívoco é a longa "From the Madness", com tintura jazz-rock. Com seu corinho brega e teclado pop, "Straight From the Heart" deve ter feito Duane se revirar no túmulo.
É verdade que há alguns bons solos de "slide" em algumas faixas e "I Got a Right to Be Wrong" honra a tradição do grupo. Mas é pouco. Nada que lembre "Statesboro Blues", "Dreams" ou as versões de "Stormy Monday" e "You Don't Love Me".

Disco: Hell & High Water
Artista: Allman Brothers Band
Lançamento: BMG Ariola
Quanto: R$ 18 (o CD, em média)

Texto Anterior: Disco traz letras diretas e impulso popularesco
Próximo Texto: Cab Calloway foi precusor do videoclipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.