São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Líbano julga ex-líder cristão

DA REUTER

Começou ontem o julgamento por assassinato do ex-líder de milícia cristão Samir Geagea, que está sendo considerado um dos mais importantes da história do Líbano.
Geagea, 42, ex-líder das extintas Forças Libanesas, é acusado do bombardeio de uma igreja em fevereiro, que matou 11 pessoas, e pelos assassinatos em 1990 de um rival cristão e sua família.
Geagea é o único dos chefes muçulmanos, cristãos e drusos da guerra civil a ser julgado.
Antes de sua prisão, em março, Geagea se colocava como o mais duro oponente do governo e da presença de 35 mil soldados sírios no Líbano.
Alguns analistas libaneses cristãos consideram o julgamento uma manobra para atacar sua comunidade. Rafik Khoury, jornalista do al-Anwar, acusou o governo apoiado pela Síria de continuar por outros meios a guerra civil (1975-90), da qual a minoria cristã emergiu enfraquecida.
Mais de cem advogados marcharam anteontem até o Palácio da Justiça, para defender Geagea.
Partidários de Geagea perguntam por que ele está em julgamento enquanto outros ex-líderes de milícias sectárias ocupam altos cargos políticos.
O governo diz que Geagea é acusado de crimes posteriores à anistia geral de 1990.

Texto Anterior: Hamas promete vingança contra OLP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.