São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas usam ouro para bloquear HIV

DA REPORTAGEM LOCAL

O ouro pode ser uma arma valiosa contra a Aids.
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Michigan (EUA) mostraram que o ouro pode ser usado para introduzir, em células infectadas com o HIV, genes capazes de bloquear a multiplicação do vírus.
A técnica, publicada hoje na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA, traz vantagens sobre outros métodos experimentais contra a Aids.
Além de ser pelo menos tão eficaz quanto esses outros métodos, a técnica não traz os riscos associados a eles, pois usa ouro e não agentes infecciosos inativos como veículo para inserir os genes anti-HIV (esses agentes, que infectam a célula com o gene benigno, podem trazer complicações).
Outra pesquisa, divulgada no 2º Congresso Internacional de Drogas para o Tratamento da Aids, em Glasgow (Reino Unido), mostrou que a combinação de duas drogas –AZT e 3TC– é dez vezes mais eficiente em reduzir a quantidade de HIV no sangue do que o uso do AZT sozinho.
Após 24 semanas de tratamento, os voluntários que tomaram as duas drogas –soropositivos assintomáticos ou que já tinham o sistema imunológico comprometido– também exibiram um aumento no número de células de defesa.

Texto Anterior: Transplante pode alterar natureza humana
Próximo Texto: Novos governadores e BC negociam reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.