São Paulo, quarta-feira, 23 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth lança livro em reunião de sociólogos

DA REPORTAGEM LOCAL

A antropóloga Ruth Cardoso, mulher do presidente eleito Fernando Henrique Cardoso, lança hoje, com outros doze cientistas sociais e filósofos, o volume de ensaios "Anos 90 –Política e Sociedade no Brasil" (Brasiliense).
O livro será apresentado na abertura do 18º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), em Caxambu (MG), que vai até dia 27.
Colegas de profissão do presidente eleito e alguns dos intelectuais mais próximos do futuro governo vão discutir os principais problemas da agenda de FHC.
Entre eles, a reforma do Estado, as consequências das reformas econômicas liberais para a democracia e o papel dos intelectuais diante destes assuntos.
Na verdade, estes são os temas de algumas das 92 reuniões de trabalho da Anpocs. O encontro vai tratar de assuntos tão diversos como fotografia antropológica, relações étnicas e sociologia da Aids.
Os temas mais genéricos, no entanto, são comuns tanto à agenda da Anpocs como à da equipe de transição de FHC. Os nomes que os debatem também.
A cientista política Aspásia Camargo dirige a Anpocs e Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), da secretaria do Planejamento. Fará uma conferência sobre "A reforma do Estado e o papel da intelligentsia".
Aspásia participa também de uma mesa-redonda sobre "Reforma do Estado e políticas públicas". Debate com o sociólogo Vilmar Faria, ex-presidente do Cebrap (centro de pesquisas que também foi dirigido por FHC).
Faria é amigo do coordenador da transição de FHC, o economista Paulo Renato Souza, de quem foi assessor na reitoria da Universidade Estadual de Campinas.
Ruth Cardoso vai coordenar um grupo de trabalho sobre a relação entre cultura e política.

Texto Anterior: Receita tem proposta para Ufir
Próximo Texto: PT pede documentos de aposentadoria de Fleury
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.