São Paulo, sábado, 26 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Paulo Ximenes

GUSTAVO PATU
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Durante os seis meses em que ocupou o Banco Central no governo Itamar Franco –entre março e setembro do ano passado–, Paulo César Ximenes adotou medidas para controlar os bancos estaduais.
Nesse período, o governo proibiu que esses bancos emprestassem dinheiro a seus Estados controladores e a empresas coligadas.
Os infratores dessa regra ficaram sujeitos às punições da "lei do colarinho branco".
Com isso, o governo pretendia evitar que os governadores utilizassem os recursos dos bancos para financiar obras e beneficiar seus candidatos nas eleições gerais deste ano.
Ximenes também estabeleceu um cronograma para que os bancos estaduais regularizassem seus balanços, na maioria publicados sob regras especiais para esconder os prejuízos.
Dois dos atuais diretores do Banco Central –Cláudio Mauch, de Normas, e Carlos Eduardo Tavares, de Administração– foram indicados por Ximenes e mantidos por seu sucessor, Pedro Malan.
Ximenes deixou a presidência do Banco Central em virtude de desavenças com o presidente Itamar sobre as taxas de juros. Foi acusado de querer manter os juros em patamares muito elevados.
Ele se aposentou no ano passado como funcionário de carreira do Banco Central.
Antes de presidir o órgão, foi secretário-executivo da Fazenda no governo Sarney e representante do Brasil junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). (Gustavo Patu)

Texto Anterior: O primeiro tiro
Próximo Texto: Ministro de Collor deve ir para Agricultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.