São Paulo, sábado, 26 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro de Collor deve ir para Agricultura

FERNANDO DE BARROS E SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-ministro da Agricultura do governo Collor, Antônio Cabrera, é o nome mais certo para compor o secretariado de Mário Covas.
Cabrera, que preside o PFL paulista, só não será o secretário da Agricultura de São Paulo se não quiser. Tucanos próximos a Covas dão sua escolha como certa.
Publicamente, Covas continua sendo ambíguo em relação ao PFL. Por um lado, diz repetidamente que não assumiu compromissos "com ninguém".
Por outro, já declarou que o PFL é um aliado diferente dos demais, já que o apoiou desde o início da campanha eleitoral.
No primeiro turno das eleições, Covas resistiu em aceitar Cabrera como seu vice. Fernando Henrique teve que intervir nas negociações.
Acabou nomeando Cabrera para assessorar seu programa de governo na área da agricultura. Com isso, viabilizou a aliança PSDB-PFL também em São Paulo.
O ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira é outro nome cotado para compor o secretariado de Covas. Bresser, que manifestou reservadamente o desejo de ocupar o Ministério das Relações Exteriores de FHC, deve acabar como secretário da Fazenda em São Paulo.
O ex-ministro Walter Barelli, que deixou o governo Itamar em atrito com FHC, também tem nomeação quase certa para o primeiro escalão do governo paulista.
Na última semana, cresceram as especulações entre os tucanos sobre os cargos que devem ser ocupados peo senador eleito José Serra e seus dois suplentes, o empresário Pedro Piva e o advogado Miguel Reale Júnior.
Reservadamente, tucanos próximos a FHC dizem que Serra terá que aceitar o ministério da Educação, mesmo que a contragosto.
Neste caso, o mais provável é que Piva ocupe um cargo no governo Covas para liberar a vaga deixada por Serra no Senado a Reale Júnior.
Como participou da Constituinte de 88, Reale tem as preferências dos tucanos para para articular no Congresso as reformas constitucionais que FHC pretende fazer.

Texto Anterior: Saiba quem é Paulo Ximenes
Próximo Texto: Tucano quer bloco de apoio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.