São Paulo, sábado, 26 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUP pode deixar perda de lado

LÉA DE LUCA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os petroleiros vão deixar de lado a reinvidicação das perdas do Plano Bresser durante a renegocição com a Petrobrás.
Antônio Carlos Spis, coordenador da FUP deu essa declaração durante uma entrevista exclusiva à Folha na noite de ontem.
Spis, 44 anos, casado, é o principal interlocutor da categoria junto à Petrobrás. Nascido em Campinas (SP), é assistente administrativo da área de seleção de pessoal, onde trabalha há 20 anos.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista.
Folha – O que os petroleiros pretendem renegociar?
Antônio Carlos Spis – Eliminamos assuntos tabu e retomamos as negociações fora da esfera ministerial. Vamos deixar de lado pontos polêmicos como o Plano Bresser. Isso fica para ser decidido na Justiça. Aliás, o adiantamento das perdas com o plano não comtemplava toda a categoria. Parte dos aposentados e 1.100 contratados após 11 de junho de 1987 não teriam direito a esse pagamento. Agora estamos estudando uma forma de conseguir uma alternativa que seja extensiva a todos.
Folha – Que argumento os convenceu a encerrar a greve?
Spis – O que ocorreu foi o inverso. Nós é que conseguimos, através da demonstração de força com a greve, e com a estratégia de mobilizar parlamentares e entidades civis, vencer a inflexibilidade da empresa. Para nós, esse acordo representa um avanço. Em primeiro lugar, porque reabre as negociações. Em segundo, porque tirou a discussão do governo e do TST. Por último, ele mantém o acordo coletivo anterior, que prevê conquistas sociais, inclusive estabilidade, até o fim das negociações.
Folha – Vocês acreditaram mesmo que o governo ia cumprir um acordo vantajoso para a categoria num momento político delicado como o atual?
Spis – Nós negociamos aquelas cláusulas a sério, acreditando que seriam cumpridas. Nós e os ministros envolvidos também.
Folha – Os ministros Ciro Gomes e Beni Veras afirmam que o salário médio dos petroleiros é de R$ 1.900. É isso?
Spis – O salário médio é de R$ 933.

Texto Anterior: Governador sanciona venda de ações de estatal
Próximo Texto: FHC janta com "Zé Milionário"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.