São Paulo, sábado, 26 de novembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Absurdo da TV vira enciclopédia

GUTO BARRA
DA REDAÇÃO

Nada pode ser mais inconveniente do que a "Ensucklopedia" de Beavis e Butt-Head. O nome é uma brincadeira com as palavras enciclopédia e "suck" –algo como "um saco".
Além de bíblia do público teen americano, o recém-lançado livro da dupla de personagens da MTV já é item cult entre descolados –aqui e nos EUA.
Mesmo com todas as reclamações e tentativas de proibição –no Brasil a MTV não pôde exibi-los durante algum tempo– a dupla está ainda mais abusada.
No expediente do livro (e na abertura do programa), os editores tentam se prevenir: "Beavis e Butt-Head não são humanos, são cartoons. Algumas coisas que eles fazem podem causar machucados, expulsões, prisões e deportações. Não tente fazer isso em casa".
Em forma de abecedário, a Ensucklopedia mostra com fotos e ilustrações o universo da dupla, ensinando como agir em diversas situações e definições para coisas desse tal universo. É o mundo onde o que há de mais cool (legal) é sair para passear, ver televisão e mexer com garotas.
O absurdo começa no texto. As palavras são escritas como são pronunciadas, em inglês analfabeto. Os nomes das coisas vêm errados: a Esfinge vira "Sphincter" e as pirâmides viram "paranoids".
Entre cada frase há as nervosas risadas dos personagens e inúmeros "like...", que funcionam como um impreciso "tipo...".
As piadas de humor negro estão por toda a parte. Na seção sobre heavy metal, por exemplo, eles explicam: "O cantor do AC/DC cantava 'Estou numa estrada para o inferno' e ele morreu. Acho que ele estava certo. Agora eles arrumaram outro cantor, mas parece que ele dirige do mesmo jeito".
Algumas seções são pura celebração do "dowhatchalike" (faça o que quiser), como a que eles ensinam a trabalhar numa rede de fast-food. Eles dão dicas de como espantar os fregueses falando de coisas nojentas ou como errar os pedidos de propósito.
Por fim, o livro ainda sugere outros títulos como o "Mouse of Style" , uma fábula de Cindy Crawford sobre um rato que não consegue usar a mesma roupa mais de uma vez.

Texto Anterior: Costure no trânsito e mantenha o mau humor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.