São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa pelo Senado revela táticas diversas

LUCIO VAZ
EUMANO SILVA

LUCIO VAZ; EUMANO SILVA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A disputa pela presidência do Senado revela dois estilos de fazer política. O senador José Sarney (AP) pede votos antes de apresentar um programa, enquanto o senador Pedro Simon (RS) primeiro apresenta as suas propostas. Ambos são do PMDB.
A articulação pró-Sarney garante que já tem o voto de 16 dos 23 senadores do partido. O programa a ser seguido não tem uma única linha. Simon tem 12 propostas, mas não pediu um único voto.
O senador Gilberto Miranda (PMDB-AM), articulador de Sarney, explica a tática: "Primeiro vamos ver a viabilidade da candidatura. Após a primeira quinzena de dezembro, preparamos o programa". Miranda afirma que a candidatura de Sarney é vista pelo presidente eleito Fernando Henrique Cardoso como a "mais palatável" e acrescenta que o governador Luiz Antonio Fleury Filho (SP) trabalha pela candidatura.
Sem contar com adesões deste peso, Simon apresenta hoje suas propostas para debate entre os senadores: "Essa análise supera, pela sua relevância, o lançamento de candidaturas", diz Simon.
O documento coloca entre as prioridades da Casa a reformulação da Comissão de Orçamento, participação popular e extinção do voto de liderança.

Texto Anterior: CÂNCER; ASMA; DEPRESSÃO
Próximo Texto: Alencar diz que fará tudo para salvar banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.