São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hollywood protesta contra revista por artigo considerado anti-semita

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um grupo de atores e diretores de Hollywood, incluindo o diretor Steven Spielberg e o ator Kevin Costner, enviou uma carta de protesto contra a revista britânica "The Spectator", que publicou em seu último número um longo artigo afirmando que os judeus controlam com "punhos de ferro" o cinema americano.
A carta acusa a revista de racismo e, em particular, o autor do artigo, o jornalista Willian Cash, que afirmou serem os judeus praticantes de "incesto profissional" na indústria do cinema. Ou seja, favorecerem apenas pessoas de mesma origem.
Entre os outros nomes famosos de Hollywood, além de Costner e Spielberg, que assinam a carta, está o velho astro Charlton Heston, Tom Cruise (que está no mais novo sucesso de bilheteria da temporada, o filme "Entrevista com o Vampiro", do diretor Neil Jordan), Kirk Douglas, Sidney Poitier e ainda a atriz e cantora Barbra Streisand.
Essa pode ser considerada mais uma manifestação da xenofobia que toma a Europa depois do fim da guerra fria. Além de uma perseguição física aos estrangeiros, a própria indústria européia de cinema tenta se proteger da invasão da produção norte-americana em seus países.
Essa não é a primeira vez que Hollywood é qualificada dessa maneira. No início da era de ouro dos grandes estúdios, grande parte dos chamados "chefões" de Hollywood sofriam preconceitos devido a sua origem.
O jornalista acusado negou ser um anti-semita e disse ainda que qualificava de histérica a reação dos astros do cinema americano.

Texto Anterior: Kitaro quer trazer para a cidade mensagens tiradas da natureza
Próximo Texto: País está entre 'patos mancos' e tucanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.