São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista pode ser 'pirata' da informática

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O escocês Steve Fleming está sendo investigado pela polícia de Edimburgo (Escócia) como o único responsável pelo vazamento de informações sigilosas do governo britânico através dos computadores da companhia telefônica BT (British Telecom).
Fleming alegou, em reportagem publicada na semana passada pelo jornal britânico The Independent, que as informações haviam sido colocadas na rede Internet por um hacker (pirata da informática), fora da BT.
Ele teria recebido dados desta pessoa e trabalhado temporariamente para a companhia apenas para confirmar a fragilidade do seu sistema de segurança.
Agora a polícia investiga informações de que Fleming conseguiu os dados sigilosos, como os números de telefone do premiê John Major e do palácio de Buckingham, enquanto trabalhava para a BT.
Não há provas de que alguma informação tenha sido obtida de um computador pessoal, fora da companhia, como alegou Fleming.
Ontem, o Independent admitiu, em editorial, que foi enganado por Fleming. Esses acontecimentos deixam o 'Independent' no embaraço de ter dado crédito a um mentiroso, disse o editorial.
A BT reafirmou ontem que não é possível entrar no seu sistema com um computador pessoal.
Mas a empresa admite que o episódio mostrou que existem brechas e já decidiu rever todo o seu sistema de segurança.
Segundo o porta-voz da empresa, Ted Graham, não há como deixar o sistema 100% seguro.
A única forma de torná-lo totalmente seguro é fechá-lo, disse. Nós temos que confiar nas pessoas que têm as senhas.
Graham afirmou que um dos pontos sob revisão é o fornecimento de senhas para entrar no sistema a funcionários temporários.
Ele abusou da confiança dada pela BT, disse Graham. Nós duvidamos inclusive que ele seja jornalista, disse ainda.
O Independent afirmou, em seu editorial, que, apesar da contraditória história contada por Fleming, o caso exige mudanças internas na companhia telefônica.

Texto Anterior: Vargas Llosa ganha prêmio Cervantes-94
Próximo Texto: Parlamento dá voto de confiança a Major
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.