São Paulo, terça-feira, 29 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autoridade Palestina retém quatro jornais

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Autoridade Palestina foi acusada ontem de impedir por cinco horas a circulação de quatro jornais em Gaza. O chefe da Polícia Palestina, Ghazi al Jabali, disse que a distribuição dos jornais atrasou-se por causa do mau tempo.
Antes, um funcionário da polícia havia dito que os jornais foram proibidos por exagerarem o número de manifestantes no protesto do Hamas no sábado. Nós divulgamos comunicado dizendo que havia 8.000 pessoas enquanto os jornais falavam em 50.000 ou 70.000, disse.
O Hamas –grupo radical muçulmano– é o principal adversário da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), que controla a Autoridade Palestina, por se opor ao acordo de paz que Iasser Arafat assinou com Israel.
Mahmoud Abu Zuluf, proprietário do jornal Al Quds –pró-OLP e um dos retidos– considerou a medida irresponsável. Isso prejudica a assim chamada democracia e liberdade de imprensa que a Autoridade Palestina proclama.
Arafat e o chanceler de Israel, Shimon Peres, se reuniram ontem em Bruxelas. Arafat assiste hoje a uma reunião dos países doadores de fundos para a Autoridade Palestina. Dos US$ 700 milhões prometidos para 94, apenas US$ 140 milhões chegaram.
Em Bruxelas, a União Européia anunciou a suspensão do embargo de armas à Síria. O embargo vigorava desde que a Síria foi acusada de cúmplice de terrorismo, em 86.

Texto Anterior: Refugiados se arriscam por alimento
Próximo Texto: Berlusconi diz que vai depor aos magistrados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.