São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aids mata 15 pessoas por dia

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Aids já é a primeira causa de morte entre mulheres paulistas de 20 a 34 anos. Entre os homens nesta faixa de idade, o vírus só perde para os tiros e facadas, que ainda matam mais –homicídios continuam em primeiro lugar.
Nos dois sexos, a Aids já faz mais vítimas que os acidentes de carro. No total da população, os boletins da Secretaria Estadual da Sade registram uma mdia de 15 mortos por dia.
O crescimento da doença está agora consolidado na última "Conjuntura Demográfica", publicação do Seade –Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados– que trabalha com declarações de óbito de todos os cartórios do Estado.
A publicação traça um quadro da Aids no Estado de 88 a 93. No caso das mulheres jovens, em dois anos a doença ultrapassou os tumores malignos e os acidentes de carro. Entre as crianças de até quatro anos, a Aids fez em 93 uma vítima a cada 60 horas.
No último boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde, o número de mortos no Estado era 22.425. O número de casos notificados foi de 34.215. O uso de drogas injetável tem sido a principal causa de transmissão (32,09%) seguido da transmissão sexual entre homossexuais (24,66%) e entre heterossexuais (15,84%).

Texto Anterior: Tribunal exige teste de HIV para admissão
Próximo Texto: Unesp deve testar droga imunológica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.