São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Da Reportagem Local

DA REPORTAGEM LOCAL

3 de maio - Noelle Jorge Elias, 9, aluna da 3ª série do Colégio Miguel de Cervantes, leva um tapa no rosto do professor de espanhol Manuel Dias Blanco.
4 de maio - Os pais de Noelle, Rosemeire e Nahim Jorge Elias, vão até a escola para exigir o afastamento do professor. Escola afirma que a agressão foi um fato isolado e abre sindicância interna para apurar responsabilidades. Pais dizem que vão entrar na Justiça.
6 de maio - Professor escreve carta se desculpando. Rosemeire e Nahim não aceitam as desculpas.
7 de maio - Escola decide afastar professor temporariamente. Pais querem que ele seja demitido.
12 de maio - Rosemeire e Nahim vão ao consulado da Espanha em São Paulo. Cônsul diz que escola já tomou todas as "medidas cabíveis" e que o professor não pode ser mandado embora.
17 de maio - Pais vão ao Juizado da Infância e Juventude de Pinheiros, onde Noelle depõe. Colegas da menina servem de testemunha. O promotor Sérgio Peixoto Camargo requisita abertura de inquérito no 34º DP (Morumbi). O inquérito está em fase de conclusão (falta apenas o depoimento do réu, que deve acontecer amanhã).
Junho - Manuel Blanco volta a dar aulas para as outras três turmas da 3ª série. Escola diz que não há professores para substituí-lo.
23 de setembro - Por causa da demora na conclusão do inquérito, pais de Noelle escrevem cartas para o presidente Itamar Franco, ministro da Justiça e ministro das Relações Exteriores.
10 de outubro - O Ministério da Justiça, através do Departamento de Assuntos da Cidadania, instaura processo solicitando esclarecimentos à direção do colégio e à Embaixada da Espanha no Brasil.
31 de outubro - Pais de Noelle enviam relatos sobre a agressão sofrida pela filha à Casa Real da Espanha e aos três jornais de maior circulação no país.
25 de novembro - Família de Noelle recebe carta da Secretaria Geral da Casa Real da Espanha. Carta diz que o assunto foi encaminhado ao Ministério de Assuntos Exteriores, que estudará o problema. Diretoria do Miguel de Cervantes anuncia que Blanco será afastado no final do ano letivo.

Texto Anterior: Professor voltará para Espanha
Próximo Texto: Mães 'inimigas' defendem educação rígida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.