São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Causa Secreta' abre hoje a competição em Brasília

JOSÉ GERALDO COUTO
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

"A Causa Secreta", de Sergio Bianchi, abre esta noite a mostra competitiva do 27º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O festival foi inaugurado ontem com a exibição do clássico "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", de Roberto Santos, vencedor da primeira edição do evento, em 1965.
Os outros longas-metragens concorrentes este ano são "Mil e Uma", de Suzana Moraes (amanhã); "O Calor da Pele", de Pedro Jorge de Castro (sexta-feira); "Louco por Cinema", de André Luiz Oliveira (sábado); "Carmen Miranda - Bananas Is My Business", de Helena Solberg (domingo); e "Carlota Joaquina, Princesa do Brasil", de Carla Camurati (segunda-feira).
O filme de hoje, "A Causa Secreta", já foi exibido comercialmente em São Paulo e no Rio. O de amanhã, "Mil e Uma", foi apresentado no Festival de Gramado (RS) deste ano. Os outros quatro concorrentes são inéditos.
Duas homenagens póstumas marcam o festival este ano: ao cineasta paulista Roberto Santos (1928-87) e ao diretor e crítico italiano Gianni Amico (1933-90).
Além da exibição de "Matraga" em sua abertura, o festival traz uma mostra fotográfica dedicada a Santos e exibe, entre os curtas concorrentes em 35 mm, o documentário "Roberto", de Amilcar Claro, com depoimentos e trechos de filmes do diretor.
Domingo, amigos de Gianni Amico –entre eles Bernardo Bertolucci– falarão sobre o diretor. Dia 6, encerrando o festival, será exibido o longa "Trópicos", que Amico filmou no Brasil em 1968.

Texto Anterior: Cueiro; Maçã; Camisinha
Próximo Texto: Mick Jagger diz que está excitado por tocar no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.