São Paulo, quinta-feira, 1 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Portugal acusa novela por suicídio

JAIR RATTNER
DE LISBOA

A novela "A Viagem", da Rede Globo, está sendo acusada de ter influenciado o suicídio de duas adolescentes portuguesas.
Sílvia Gomes e Sandra Cristina Valente, as duas com 17 anos, morreram no orfanato em que moravam depois de tomar veneno. Deixaram um bilhete em que diziam: "Adeus, vou fazer uma viagem".
A diretora do orfanato e vários jornais de Portugal estão afirmando que a novela pode ter incentivado as garotas.
O vespertino "A Capital", de ontem, trazia os títulos "A Viagem na gênese do suicídio de Leiria" e "Telenovela pode ter servido de exemplo".
O jornal "Público", o segundo maior do país, titulou sua notícia com "Duplo suicídio sugere influência de telenovela".
As duas adolescentes moravam no Lar Santa Isabel, um orfanato de Leiria (150 quilômetros ao norte de Lisboa), e costumavam assistir à novela "A Viagem", líder de audiência em Portugal.
Na telenovela, que é transmitida pelo canal de TV SIC, o personagem representado por Guilherme Fontes suicida-se e depois volta em espírito para tentar vingança (leia texto ao lado).
Sílvia estava no orfanato havia 12 anos porque tinha problemas com os pais. Sandra ficou sete anos no orfanato, depois de ter perdido o pai.
Segundo a diretora do Lar Santa Isabel, a psicóloga Helena Figueiredo Cabral, Sílvia estava fazendo um tratamento psicológico, por problemas de rejeição.
As duas ingeriram o veneno no domingo à noite. Depois, ainda desceram do terceiro andar, onde ficam os quartos, e conversaram com as colegas.
Ao perceberem que elas estavam passando mal, as colegas chamaram a monitora. Quando chegaram no hospital, Sílvia já estava morta. Sandra morreu à noite.
As cartas de despedida estão em segredo de Justiça e foram apreendidas pela Polícia Judiciária, que está investigando as mortes.
O Ministério Público português quer saber quem forneceu veneno (agrotóxico 605 Forte), já que a venda é proibida a menores de 18 anos. Segundo a diretora, Sílvia poderia ter trazido o veneno quando foi visitar seus pais, que são agricultores, no fim-de-semana.
A novela "A Viagem" começou a ser exibida em Portugal em agosto. Nos capítulos que estão indo ao ar, a morte do personagem Otávio Jordão (Antônio Fagundes) já foi anunciada. Otávio se refere à morte como "a viagem".

Próximo Texto: Trama se baseia no espiritismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.