São Paulo, quinta-feira, 1 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trama se baseia no espiritismo

DA REDAÇÃO

"A Viagem", novela de Ivani Ribeiro e Solange de Castro Neves, exibida pela Globo este ano é um remake da versão que foi ao ar em 1975 pela Rede Tupi. A trama aborda o tema da reencarnação.
Chegou a 58 pontos de audiência na Grande São Paulo, que corresponde a 2,3 milhões de domicílios.
A novela enfoca a morte na ótica espiritualista e mostra a "vida" de três personagens no além –Alexandre (Guilherme Fontes), Diná (Cristiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes).
Alexandre é um filho desajustado de uma família de classe média alta. Ao tentar roubar o cofre de uma empresa, ele acaba matando o tesoureiro. O irmão mais velho de Alexandre, Raul (Miguel Falabella), o entrega à polícia. Sua irmã, Diná, tenta defendê-lo.
Alexandre se mata na prisão. A partir daí, seu espírito passa a perturbar os vivos, tentando vingar-se das pessoas que se recusaram a ajudá-lo.
Quando Diná e Otávio morrem, a trama passa a acontecer em dois planos: na Terra e no "além".
Os mortos vivem em uma espécie de inferno –o "vale dos suicidas" (Alexandre)– ou no paraíso, chamado de "nosso lar" (Otávio e Diná). No decorrer da novela, o casal tenta fazer com que Alexandre se arrependa de seus atos e tenta neutralizar sua má influência sobre os vivos.
"A Viagem" foi elogiada em 75 por seguidores do espiritismo, que a consideravam uma descrição "fiel" da vida após a morte. No remake, a "fidelidade" não foi mantida. Os espíritas disseram que a novela era fantasiosa, mas elogiaram a iniciativa, pois era uma forma de divulgar a doutrina.
O espiritismo se baseia na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicação, por meio de mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e desencarnados.

Texto Anterior: Portugal acusa novela por suicídio
Próximo Texto: Novela é inocente, diz escritora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.