São Paulo, quinta-feira, 1 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela é inocente, diz escritora

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A escritora Solange de Castro Neves, 43, co-autora de "A Viagem", disse que é "impossível" que a novela tenha influenciado a decisão das adolescentes.
"Suicídio é uma coisa muito triste, uma covardia. A novela não iria levar ninguém ao suicídio porque ela mostra o inferno como uma coisa horrorosa. Ficou bem claro o sofrimento e o desespero do Alexandre", afirmou.
Em "A Viagem", o personagem Alexandre é interpretado por Guilherme Fontes, que comete o suicídio e vai para o inferno.
Solange disse que a trama foi desenvolvida com assessoria de espíritas, para quem os suicidas cumprem no inferno o restante do tempo que deveriam ter permanecido vivos.
A co-autora da novela disse acreditar em teoria espírita que afirma que as pessoas que têm tendência ao suicídio já o cometeram em outras encarnações ou têm antepassados que o fizeram.
Essa teoria, segundo Solange, poderia ser uma das explicações para o suicídio das adolescentes.
Procurado por telefone, no Rio, das 15h às 19h de ontem, o chefe de divulgação da Rede Globo, Paulo Carneiro, não foi encontrado.

Referência
Para o terapeuta familiar português Daniel Sampaio, 48, "a referência à novela é apenas uma das explicações" para o caso.
Sampaio é professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e autor de estudos sobre suicídios juvenis. Está no Brasil para participar, hoje, de debate no auditório da Folha.
"As adolescentes já tinham tendências suicidas", disse. A novela "A Viagem", por tratar da "morte e da eternidade" poderia apenas fornecer subsídios para a decisão das adolescentes, segundo Sampaio.
O terapeuta acredita que há vários fatores que também explicam o caso. Ele cita o fato de as adolescentes estarem afastadas da família e de terem problemas disciplinares no orfanato.

Texto Anterior: Trama se baseia no espiritismo
Próximo Texto: Campeã mundial de boliche está no Brasil; Estudante é condenado por matar no trânsito; Chuva mata mais 1 em Belo Horizonte; Vendaval provoca racionamento no MS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.