São Paulo, sexta-feira, 2 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe negocia com governadores a situação dos bancos estaduais

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A equipe econômica já iniciou as negociações com cinco governadores eleitos para resolver o problema de suas dívidas mobiliárias e o saneamento dos bancos estaduais.
O objetivo das reuniões é o de realizar um mapeamento do custo financeiro das propostas que poderão ser adotadas.
As primeiras conversas foram realizadas com representantes dos seguintes Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas e Mato Grosso.'
Foram apenas conversas preliminares para informar a situação dos Estados e os principais problemas dos bancos estaduais.
Umas das propostas em discussão prevê a federalização da dívida mobiliária dos Estados. Essa dívida é feita com base na emissão de títulos públicos estaduais. Atualmente, o BÁ (Banco Central) troca os títulos estaduais por papéis federais para facilitar a rolagem da dívida.
A renegociação da dívida dos Estados e o saneamento financeiro dos bancos estaduais estão sendo tratados com os novos governadores por orientação do presidente eleito Fernando Henrique Cardoso.
Alguns Estados pretendem negociar uma solução global para o problema da dívida mobiliária. Isto é, não querem que a negociação seja feita caso a caso, mas em bloco e com uma mesma regra para todos.

Texto Anterior: Covas diz que enxuga quadros de estatais
Próximo Texto: Futuros governadores de Estados da Amazônia se reúnem e pedem verba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.