São Paulo, sexta-feira, 2 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuros governadores de Estados da Amazônia se reúnem e pedem verba

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Os governadores eleitos da Amazônia e uma bancada de 70 novos deputados federais se reúnem neste fim-de-semana, em Belém (PA), para iniciar as pressões pela continuidade das obras da Transamazônica.
Os políticos da região prometem não dar trégua para o presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) enquanto não conquistarem os R$ 2 bilhões previstos para a construção.
Um dos principais organizadores do "lobby" amazônico, o deputado federal eleito José Priante (PMDB-PA), diz que o encontro é uma forma de reação ao editorial "Amazônia dos faraós", publicada pela Folha no dia 28.
O editorial critica a possibilidade de retomada das obras da rodovia, que foram iniciadas em 1970, no período em que o Brasil vivia o chamado "milagre econômico".
"Os faraós sulistas querem congelar o desenvolvimento da Amazônia", diz o deputado Priante.
Além das pressões pela rodovia, o encontro deve discutir o "Merconorte", uma proposta de criação de um mercado comum entre os países amazônicos.

Texto Anterior: Equipe negocia com governadores a situação dos bancos estaduais
Próximo Texto: Exército enfrenta oposição para sair do Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.