São Paulo, sexta-feira, 2 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oito são presos em ações em 2 morros

DA SUCURSAL DO RIO E

Em duas ações realizadas ontem, foram presas oito pessoas em dois morros no Rio.
No morro do Andaraí (zona norte), cerca de 30 homens da Polícia do Exército fizeram à tarde uma operação, acompanhados por 52 homens da PM. Segundo os policiais, três pessoas foram presas. Eles não souberam informar o motivo das detenções.
Por volta das 12h, policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do Batalhão de Choque, ambos da PM, chegaram a um acesso do morro. Com a chegada da PE (Polícia do Exército), os policiais passaram a revistar pessoas e automóveis. A ação terminou pouco depois das 16h.
A polícia prendeu na terça-feira passada Alberto Menezes dos Santos, o "Ciro", 25, que seria o ex-líder da quadrilha que comanda o tráfico de drogas no morro do Andaraí (zona norte). Ele foi preso a bordo de um carro roubado. Disse que "estava fora" do morro em função de um desentendimento com o atual chefe da quadrilha.
No final da tarde, cerca de 20 homens da PE realizaram uma operação no morro do Chapéu Mangueira, no Leme (zona sul).
Segundo a atriz Camila Pitanga, 17, filha do vereador Antônio Pitanga (PT), os militares subiram a ladeira Ary Barroso, revistaram uma pessoa e saíram sem prender ninguém. Camila, que mora em uma casa do morro, disse que a operação foi "supertranquila".
Vidigal
A Polícia Militar prendeu cinco pessoas, apreendeu uma arma e drogas durante uma incursão no morro do Vidigal (zona sul).
Participaram da operação 6 agentes do serviço reservado da PM, 3 oficiais e 15 soldados.
Uma equipe surpreendeu um homem deitado em posição de ataque com uma metralhadora argentina calibre 9 mm dentro de um barraco. No local, foram encontrados 2,5 kg de maconha.
A PM admite que apenas duas pessoas seriam ligadas ao tráfico. Uma delas seria o braço direito do traficante Djavan, que controlaria a área, segundo a PM.
A Folha apurou que Djavan foi preso há dois anos e quem controla o tráfico hoje é o traficante conhecido como Giovani.
O morro do Vidigal é um dos maiores em movimento de drogas na zona sul. São comercializados ali, segundo a Polícia Civil, de 6 kg a 8 kg de cocaína por semana.
Na via Dutra, cerca de 50 soldados do Exército realizaram uma blitz ontem de madrugada. Eles revistaram veículos na altura de Itaguaí, 20 km ao sul do Rio.
A operação foi iniciada à 1h e terminou às 5h. Segundo o oficial responsável, que não se identificou, foram apreendidos somente componentes eletrônicos para computador contrabandeados.

Texto Anterior: Patrulha será em 100 favelas
Próximo Texto: Campanha troca armas por bíblia e comida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.