São Paulo, sexta-feira, 2 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Vazamento' contraria FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, demonstrou contrariedade com o vazamento da informação de que Pedro Malan ocupará o Ministério da Fazenda em seu governo.
"É o ministério Gutemberg", disse ontem, em uma referência ao inventor da imprensa. Segundo ele, "a imprensa faz e desfaz".
As declarações foram dadas na porta da casa do presidente eleito em Brasília. Ele afirmou ainda que "ninguém" está confirmado como ministro em seu futuro governo.
A irritação de FHC se deve ao fato de que ele pretendia anunciar todos os membros de seu ministério de uma só vez. A divulgação "no varejo" possibilita que cresça a pressão pelos cargos restantes.
A divulgação do nome de Malan também cria um problema de hierarquia na Fazenda. O presidente do Banco Central é subordinado ao atual ministro, Ciro Gomes.
Ciro ainda tem um mês na pasta e passa a viver uma situação peculiar –chefia seu futuro substituto. Na prática, porém, quem já comanda é Malan.
FHC encontrou-se ontem com os governadores eleitos Paulo Afonso Vieira (PMDB-SC) e Roseana Sarney (PFL-MA).

Texto Anterior: Equipe evita comentários
Próximo Texto: Indicações são elogiadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.