São Paulo, sexta-feira, 2 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Conheça as normas de higiene

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em alimentos afirmam que o consumidor que visitar a cozinha de um restaurante deve observar a higiene do estabelecimento e dos funcionários.
Segundo a professora do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Maria Teresa Destro, 36, deve-se notar a limpeza de chão (não escorregadio) e azulejos.
Os funcionários devem usar toucas no cabelo e sapatos fechados.
Latas de lixo devem ficar fechadas, ralos tapados, janelas com telas, coifas sem gordura e panos de limpeza limpos.
Os alimentos que necessitam de refrigeração devem ficar abaixo de 10º C. Carnes, verduras e pré-prontos não podem ser misturados dentro do refrigerador.
Para Maria Teresa, a visita do consumidor à cozinha deve forçar o proprietário do restaurante a seguir as normas de higiene, mas pode ser negativa.
"O visitante deveria usar uma touca nos cabelos porque pode contaminar os alimentos", disse.
Para o técnico Mario Killner, 46, diretor da SFDK Consultoria e Planejamento, especializada em controle de alimentos, "o consumidor deve apenas ver se a cozinha tem condições higiênicas tão boas quanto a da sua casa".

Texto Anterior: Blitz fiscaliza se restaurante abre cozinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.