São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher tenta retificar sexo no registro de nascimento

VALMIR DENARDIN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

O juiz de Votorantim (SP), Pedro Luiz de Carvalho, 36, decide na próxima semana um processo inusitado: o pedido de retificação de sexo no registro de nascimento da manicure Cidinei Cabral da Silva, 24.
Cidinei foi registrada pelo pai, o agricultor Aristides Cabral da Silva, com nome de homem e como sendo "do sexo masculino". "O pai dela queria tanto um filho que ficou bronqueado e mandou colocar na certidão que ela era menino", disse o advogado da manicure, Izaias Domingues, 52.
O juiz disse ontem à Agência Folha que o processo é "um caso simples de retificação de assento (registro)". Segundo ele, se o advogado apresentar provas de que houve erro e que a manicure é mulher, vai autorizar a alteração.
Cidinei vive há dez anos com o montador Roberto Wagner dos Santos, 30, com quem tem dois filhos –Adam Henrique, 7, e Adiane Sabrina, 1. Ela é conhecida pela família e pelos vizinhos como "Cidinéia" e pretende registrar este nome caso a Justiça autorize a mudança.
A manicure disse que por muitas vezes foi vítima de preconceito. O caso mais grave aconteceu há oito anos, quando ficou grávida pela primeira vez.
Cidinei procurou um posto de saúde em Votorantim para fazer o exame pré-natal. "O funcionário pediu um documento. Eu mostrei o registro de nascimento. Ele começou a rir e perguntou se eu era femicuia (gíria regional que significa hermafrodita)", afirmou.
Ela ficou tão chocada que voltou para casa e incendiou o barraco onde morava. Passou mal, ficou oito dias internada e acabou perdendo os gêmeos que esperava.
Só agora a manicure decidiu tentar a alteração judicial do seu nome. Ela quer se casar com Roberto e está impedida por causa do registro de nascimento.
Cidinei nasceu em 15 de junho de 1970, em um sítio no distrito de Guassulândia, município de Glória dos Dourados (MS).

Texto Anterior: Ika Fleury faz doação de cadeiras de rodas; Shoppings de SP abrem lojas amanhã; Mulher quer reaver bilhete premiado; Correios de São José do Rio Preto param
Próximo Texto: Evasão escolar em Manaus pode chegar a 50%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.