São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Grande do Norte inaugura hoje sua semana de "Carnatal"

PAULO FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM NATAL

Começa hoje em Natal (RN) o "Carnatal", uma das principais festas carnavalescas no Nordeste fora do período de Carnaval. A festa vai até 11 de dezembro e marca a abertura da temporada de verão na cidade. Durante a festa, é esperada a visita de 40 mil turistas a Natal.
O Carnatal reúne as principais bandas e cantores de Carnaval do nordeste, principalmente os baianos. Participarão três trios elétricos, 11 blocos e, vindos da Bahia, as bandas Chiclete com Banana, Asa de Águia, Cheiro de Amor, Mel e os cantores Daniela Mercury, Netinho e Ricardo Chaves.
Os 10 mil leitos da rede hoteleira já estão tomados. Os turistas da região Nordeste vão se hospedar em casas alugadas e residências de parentes e amigos.
Nos 20 vôos diários que chegam a Natal, já não existe mais lugares no período do "Carnatal".
Segundo Gustavo Carvalho, um dos diretores da Destaque Propaganda, empresa organizadora do evento, o custo do "Carnatal" fica em torno de R$ 5 milhões. "O 'Carnatal' é um ótimo negócio para a cidade", diz Carvalho.
Ele calcula que, na semana do evento, os turistas gastam cerca de R$ 18 milhões no comércio local. Criado em 1991, com apoio da Prefeitura de Natal e do governo do Estado, o evento foi idealizado para antecipar o verão e atrair os turistas mais cedo para Natal.
No primeiro ano, o "Carnatal" teve apenas três dias e contou com a participação de dois blocos.
Hoje, a festa acontece no largo do estádio Machadão, no bairro de Lagoa Nova, com uma infra-estrutura própria. No Corredor da Folia, uma extensão de 300 metros, estão instalados 380 camarotes e arquibancada pagos.
No restante do corredor, numa extensão de 13 quilômetros, o público assiste de graça o desfile dos blocos. São esperadas cerca de 120 mil pessoas por noite ao longo das avenidas.
Cada um dos sete blocos oficiais (Bicho Papão, Jerimum, Caju com Sal, Banda do Cajueiro, Melomania, Bikoka e Nana Banana) desfila com 2.000 componentes, protegidos por cordões e 800 seguranças.
Para animar os foliões que ficam fora dos blocos, haverá trios elétricos e bandas locais.

Texto Anterior: Evasão escolar em Manaus pode chegar a 50%
Próximo Texto: Sergipe; Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.