São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha Informações lança hoje arte por fax

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha lança hoje um serviço inédito que une fax, computador e arte. O Folha Informações Arte por Fax transmite trabalhos de 11 artistas que expõem na 22ª Bienal Internacional de São Paulo (leia a lista com os nomes ao lado).
O serviço é gratuito e funciona até o próximo dia 11, quando se encerra a Bienal. Pode ser acessado de qualquer lugar do mundo pelo telefone 011/224-4032.
O Folha Informações Arte por Fax usa tecnologia da Tecnet.
Os 11 trabalhos estão armazenados em computador. Com o teclado do aparelho de fax, qualquer pessoa pode comandar o computador e escolher o artista que quer receber em casa.
Junto com o fax da obra, o usuário recebe um texto com informações básicas sobre o artista, a relação de trabalhos que ele está expondo na Bienal e a sua localização no pavilhão da mostra.
Três dos trabalhos do Arte por Fax foram criados especialmente para a Folha: os da inglesa Cornelia Parker e dos brasileiros Paulo Monteiro e Rosangela Rennó.
Oiticica descreve um projeto nunca realizado de uma "magic square" (praça mágica) chamada "Azul in Azul". O texto inédito foi cedido à Folha pelo Projeto HO, que cuida da obra de Oiticica.
Alguns fax mostram as guinadas na obra de um artista ou as alterações que um trabalho sofre do projeto à realização.
O norte-americano John Outterbridge, que hoje faz trabalhos de inspiração étnica, tinha influências de quadrinhos e da arquitetura de Gaudí, como ilustra o trabalho de 1979 que cedeu ao Arte por Fax.
O desenho de Tunga mostra uma escultura diferente da que está na Bienal. No projeto original, cinco sinos com cerca de seis toneladas estariam suspensos.
A estrutura que sustentaria a obra não suportou o peso e três dos sinos ficaram no chão. O fax de Tunga mostra o que ele queria fazer –não o que deu para fazer.

Texto Anterior: Escritor e cineasta Guy Debord se suicida aos 62; Gere e Cindy Crawford anunciam separação; Xilogravura de Duerer bate recorde em Londres; "Farinelli" abre hoje Encontros de Annecy
Próximo Texto: 'Mil e Uma' se perde no vácuo do estilismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.