São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário goiano quer seleção natural no campo

Clóvis Valadão critica paternalismo das cooperativas

JOSÉ ALBERTO GONÇALVES
DO ENVIADO ESPECIAL

Maior produtor individual de arroz do Projeto Formoso, Clóvis Oliveira Valadão, 34, acha que a "seleção natural" vai continuar tirando os produtores ineficientes das cooperativas Coopergran e Coperjava.
"A tendência é cada vez mais as propriedades concentrarem-se nas mãos de poucos produtores, os mais eficientes", diz Valadão.
Sobrinho do ex-governador de Goiás, Ary Valadão, mentor do Projeto Formoso, Clóvis tem 3.000 hectares distribuídos na Coperjava e Cooperformoso, em Formoso do Araguaia.
A cidade é banhada pelo rio Formoso, afluente do rio Javaés, e próxima a Gurupi, um dos principais pólos pecuários do país.
Segundo Clóvis, as cooperativas costumam praticar uma política paternalista, sustentando agricultores com baixa produtividade.
"As cooperativas devem se restringir a cuidar do sistema de irrigação e drenagem e do serviço de aviação", diz. "Foi o que fizemos na Coopergran".
Para Clóvis, as cooperativas não devem se preocupar com assistência técnica, financiamento e outros serviços comuns a essas entidades.
Agricultores da região, que não quiseram se identificar, lembram que todos os cooperados do Projeto Formoso, inclusive Clóvis Valadão, tiveram seus projetos irrigados financiados a juros subsidiados em função de estarem ligados às cooperativas.
Na última safra, Clóvis colheu 113 sacos de 60 kg por hectare, uma das maiores médias do Tocantins e que deve se repetir nesta temporada.
Para melhorar o solo, Clóvis está semeando 700 ha com plantio direto sobre a palha da soja colhida na seca.
A área de plantio direto de arroz na safra 94/95 é 59% maior que a da safra passada.
Clóvis está construindo junto com a Campina Verde Agropecuária, empresa instalada na área da Coopergran, um armazém com capacidade para receber mais de 600 mil sacas.

Texto Anterior: Terras baratas atraem gaúchos e goianos
Próximo Texto: EUA colhem US$ 35 bi em milho e soja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.