São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Briga por status; Áreas afins; Atropelando na reta; O custo da promessa; Por partes; Novo quadro; Reta final; Questão semântica; Garoto propaganda; Com pressa

Briga por status
Apesar de FHC ter falado em secretarias sociais ligadas ao presidente, sua equipe estuda subordiná-las ao Planejamento, o que esvaziaria os secretários. A questão já virou um novo complicador na montagem do futuro governo.

Áreas afins
De um convidado do jantar de aniversário de Roberto Marinho ao qual o ministeriável Sérgio Motta compareceu representando FHC: "Sérgio Motta já foi como ministro das Comunicações".

Atropelando na reta
Em São Paulo, sobe a cotação de André Franco Montoro Filho para secretário da Fazenda de Covas. Há quem aposte que ele seja indicado hoje. Montorinho, como é chamado, cuidou do processo de privatização no governo Itamar.

O custo da promessa
Cálculos de técnicos do Banespa indicam que Covas terá dificuldades para cumprir a promessa de extinguir o Baneser. Só de indenizações trabalhistas, avaliam, o governo gastaria US$ 250 milhões.

Por partes
Aliados de Covas dizem que, após anunciar sua "cota pessoal" no secretariado, ele confirmará o ex-deputado Robson Marinho na Secretaria de Governo. Só então divulgará os nomes do PFL e de outros partidos em sua equipe.

Novo quadro
O ex-deputado Euclydes Scalco já esteve mais próximo da secretaria para a área social no governo FHC. Se não for a Brasília, o tucano paranaense pode ser aproveitado por Lerner (PDT) no Paraná.

Reta final
Esquenta a transição no Amapá. O governador eleito, João Capiberibe (PSB), fala em criar "comitês de defesa do patrimônio público". Diz que os órgãos do governo estão sendo pilhados nos últimos dias da administração do PFL.

Questão semântica
Na investigação do Exército para apurar denúncias de espancamento e choque elétrico contra moradores do Borel, um dos principais cuidados é jamais escrever o termo "tortura". Para todos os efeitos, grafa-se "maus tratos".

Garoto propaganda
Em Buenos Aires para uma série de palestras com empresários e militares, o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero não se cansa de fazer elogios a FHC. Aproveita para pregar a redução de gastos com equipamentos militares.

Com pressa
Antes mesmo de serem empossados, os quatro novos senadores do PT se reuniram e escolheram como futuro líder o veterano Suplicy (SP). É o primeiro partido no Senado a tomar esta decisão.

Próximo Texto: Jogo de empurra; Intriga palaciana; Perto do altar; À flor da pele; Chute no escuro; Silêncio estratégico; Contribuição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.