São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detentos expõem seus quadros em SP

Trabalho visa reintegração à sociedade

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cem quadros pintados por 15 presos da Penitenciária do Estado de São Paulo estão em exposição na Escola Recriarte, na avenida Rebouças, nos Jardins (zona oeste de São Paulo).
Os quadros expostos são parte do trabalho desenvolvido pelos detentos em oficinas de pintura realizadas duas vezes por semana na Penitenciária.
Segundo José Eduardo Mariz de Oliveira, 41, um dos diretores da Funap (Fundação Manoel Pedro Pimentel), ligada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, trabalhos semelhantes são realizados em outros presídios do Estado e fazem parte de um projeto de possibilitar ao detento uma reintegração à sociedade.
"A idéia é expandir essas oficinas para todos os 42 presídios de São Paulo", afirmou Oliveira. Segundo ele, entre outras atividades, há cursos escolares de primeiro grau em todos os presídios. "Cerca de 7.000 alunos frequentam da primeira à oitava série."
Segundo ele, um dos melhores exemplos para ilustrar detentos com potencial artístico é o de Francisco Costa Rocha, o Chico Picadinho, preso por matar e esquartejar suas vítimas nos anos 60 e 70. "Ele desenvolveu a pintura no presídio e se tornou um grande artista."
Regina Maria Catellani, 43, proprietária da Recriarte, elogiou a qualidade dos quadros. "Há uma sensibilidade enorme no trabalho dessas pessoas que vivem atrás das grades", disse.

Exposição 'Artistas Detentos' - Escola Recriarte (av. Rebouças, 1.064, Jardins). Tel. 881-2481. Quadros de R$ 15 a R$ 50. De segunda a quinta, das 14h às 17h. Sábados, das 10h às 17h. Até 23 de fevereiro de 95. A escola ficará fechada, para festas de fim de ano, entre 16 de dezembro e 9 de janeiro.

Texto Anterior: Policial envolvido em chacina vai a novo julgamento
Próximo Texto: Duas mulheres morrem em assalto a banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.