São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fipe registra inflação de 3,02% em novembro; alimentos sobem menos

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os preços subiram 3,02% em novembro na cidade de São Paulo, taxa inferior à de 3,17% em outubro. Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP), que pesquisa preços entre as famílias paulistanas com renda de 1 a 20 salários mínimos.
A taxa de inflação vai continuar recuando. Previsões de Heron do Carmo, assistente de coordenação do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, indicam inflação próxima a 2,5% para este mês, taxa que pode também se repetir em janeiro.
O recuo da taxa de inflação em novembro se deve basicamente a alimentos. A pressão do período da entressafra acabou e alguns dos itens de maior peso no índice, como carnes, recuaram.
Em outubro, os reajustes dos alimentos foram de 6,39%, em média, sobre setembro. No mês passado a evolução foi menor: 4,23%.
As principais desacelerações de preços ocorreram entre os alimentos semi-elaborados (6,37% em novembro, contra 12,64% no mês anterior) e produtos "in natura" (4,85%, contra 7,09%).
Já os alimentos industrializados, após vários meses em queda, começam a subir. O reajuste do mês passado foi de 1,66%, acima dos 0,21% de outubro.
Os demais grupos de preços pesquisados pela Fipe mantiveram pouca variação em novembro em relação a outubro –com exceção do vestuário, que aumentou 4,25% no mês passado.

Texto Anterior: Venda de carro cresce 20% em novembro
Próximo Texto: 'Inflação fica em 20% em 95'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.