São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas crescem 31% com o 13º salário

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As lojas comemoram os resultados dos primeiros dias de dezembro. Na sexta-feira e no sábado as vendas a prazo cresceram 31% sobre igual período da semana passada. As vendas à vista aumentaram 9,6% no período.
Os números são da Associação Comercial de São Paulo e levam em conta as consultas feitas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e ao Telecheque.
A média diária de consultas ao SPC entre os dias 1º e 4 de deste mês (incluindo o domingo) foi 8,3% maior que a de igual período do mês passado (três dias úteis).
A média diária de consultas ao Telecheque teve, no entanto, queda de 4,5% no período.
"Foi um final de semana bastante forte, puxado pelo crediário", diz Marcel Solimeo, economista da associação.
O pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade do recebimento do salário levaram o consumidor às compras, afirma.
Para Solimeo, este mês será o melhor dezembro da década de 90 para os lojistas.
Levantamento do departamento de shoppings da Federação do Comércio do Estado de São Paulo mostra que neste final de semana o número de visitantes aos shoppings foi de 20% a 25% maior que o da semana passada.
"É um grande crescimento, levando-se em conta que nos domingos com sol o número de frequência aos shoppings cai entre 30% e 40%", afirma Raul Sulzbacher, coordenador do departamento.
Segundo ele, alguns lojistas dobraram o faturamento no último sábado na comparação com o anterior. Para este mês a previsão do comércio dos shoppings é vender 30% mais que em dezembro de 93.
Sulzbacher conta que o valor médio de uma compra neste mês está entre R$ 30,00 e R$ 45,00. "O gasto é bem maior do que no ano passado. Hoje, o trabalhador está mais seguro e o desemprego não é uma ameaça tão forte."
No shopping Jardim Sul a avaliação do último final de semana é que as vendas foram 20% maiores que as da semana passada.
"Nossa idéia é a de que o consumo aumenta mais ainda nesta semana e na próxima", afirma Eduardo Nishi, gerente-geral.
Para este mês, diz, a previsão dos lojistas é vender 40% mais do que em dezembro de 93 e dobrar o faturamento sobre novembro.
"Este será o melhor Natal da história do Jardim Sul (inaugurado em 1990)", festeja. Segundo ele, o consumidor também está, neste ano, sendo atraído pelos importados.
No shopping Ibirapuera a previsão dos lojistas é vender, neste mês, 25% mais que em novembro.
"É um crescimento surpreendente, já que desde setembro estamos crescendo de 18% a 20% sobre o mês anterior", diz Maria Elisabeth Mantovani Ribeiro, gerente de marketing. Ela conta que sábado e domingo entre 125 mil e 135 mil pessoas visitaram diariamente o Ibirapuera. Num sábado normal, diz, a frequência varia de 120 mil a 130 mil pessoas.

Texto Anterior: Custo da cesta básica sobe 0,10% no final de semana
Próximo Texto: Consumidor prefere cartões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.