São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expansão da Otan opõe Clinton e Ieltsin

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A entrada dos países do Leste Europeu na aliança militar ocidental provocou controvérsia entre os presidentes Boris Ieltsin (Rússia) e Bill Clinton (EUA).
O americano foi o primeiro a discursar em Budapeste, Hungria, onde participou da nona reunião da CSCE (Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa). A cúpula termina hoje.
Clinton defendeu "uma Otan forte" e capaz de se adaptar aos "novos desafios como o fundamento da segurança da Europa".
Sobre a reivindicação de países do Leste Europeu de entrarem para a Otan, Clinton disse que a aliança "não excluirá automaticamente a nenhum país" e não permitirá a "nenhum Estado alheio" o veto à expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Na semana passada, a Otan fixou em até 12 meses os critérios para admissão de novos integrantes na aliança liderada pelos EUA.
Em retaliação, o chanceler Andrei Kozirev recusou-se a assinar a adesão da Rússia à Parceria pela Paz, associação proposta pela Otan como primeiro passo para integração na organização.
Depois de lembrar que 23 países já aderiram à Parceria pela Paz, Clinton deu por certa a ampliação da aliança para o leste ao afirmar que "conforme se expanda a Otan, aumentará a segurança para todos os Estados europeus, porque ela não é uma organização agressiva".
Ieltsin disse ter ouvido que a "expansão da estabilidade" advogada por Clinton se justificaria pela "previsão de que ocorrerão na Rússia fatos não desejados".
"Se essa é a razão dos que querem levar as fronteiras da Otan até a Rússia, eu lhes digo uma coisa: é muito cedo para enterrar a democracia na Rússia." Para o presidente russo, " os erros do passado não devem ser cometidos de novo. Nenhum país deveria viver isolado".

Texto Anterior: China quer estimular revolucionários do PC
Próximo Texto: Rússia quer CSCE mais forte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.