São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994 |
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Luz de freio elevada reduz acidente
ROSANGELA DE MOURA
Existem no mercado dois modelos: com lâmpada convencional e com led (diodos emissores de luz). São de fácil adaptação e podem ficar dentro ou fora do carro. Geralmente, são fixados por fitas adesivas ou parafusos –há carros que vêm de fábrica com trilhos para encaixar o componente. O brake light pode ser adquirido de acordo com o modelo do carro. Existe também o tipo universal, que se adapta a qualquer veículo. O acessório é ligado ao circuito elétrico das lâmpadas de freio, na lanterna traseira. Tadeu Soares da Silva, gerente de produtos da Bianco Savino, diz que a tendência do mercado é a de consumir mais o modelo com led, que evita a troca de lâmpadas. Silva explica que a área onde o acessório vai ser colocado deve estar limpa, para melhor adesão, e que o equipamento não deve atrapalhar a visão do motorista. Nos EUA e em alguns países da Europa, a luz elevada de freio é uma exigência legal. Pesquisas realizadas no mercado norte-americano apontam que o sistema reduz em 53% as colisões traseiras. Esse tipo de acidente acontece por distração do motorista de trás que não vê as lanternas de freio do carro da frente se acenderem. Texto Anterior: Mercedes-Benz lança caminhão 1721 S; Fusível especial não precisa ser trocado; Antena embutida da Olimpus equipa Gol; Próximo Texto: Sistema evita a utilização do pedal de embreagem Índice |
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