São Paulo, terça-feira, 6 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luz de freio elevada reduz acidente

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Reduzir o risco de colisão traseira é a principal função da terceira luz superior de freio, conhecida como brake light.
Existem no mercado dois modelos: com lâmpada convencional e com led (diodos emissores de luz).
São de fácil adaptação e podem ficar dentro ou fora do carro.
Geralmente, são fixados por fitas adesivas ou parafusos –há carros que vêm de fábrica com trilhos para encaixar o componente.
O brake light pode ser adquirido de acordo com o modelo do carro. Existe também o tipo universal, que se adapta a qualquer veículo.
O acessório é ligado ao circuito elétrico das lâmpadas de freio, na lanterna traseira.
Tadeu Soares da Silva, gerente de produtos da Bianco Savino, diz que a tendência do mercado é a de consumir mais o modelo com led, que evita a troca de lâmpadas.
Silva explica que a área onde o acessório vai ser colocado deve estar limpa, para melhor adesão, e que o equipamento não deve atrapalhar a visão do motorista.
Nos EUA e em alguns países da Europa, a luz elevada de freio é uma exigência legal. Pesquisas realizadas no mercado norte-americano apontam que o sistema reduz em 53% as colisões traseiras.
Esse tipo de acidente acontece por distração do motorista de trás que não vê as lanternas de freio do carro da frente se acenderem.

Texto Anterior: Mercedes-Benz lança caminhão 1721 S; Fusível especial não precisa ser trocado; Antena embutida da Olimpus equipa Gol;
Próximo Texto: Sistema evita a utilização do pedal de embreagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.