São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade pede a Itamar Franco apoio a acordo

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Itamar Franco deve assinar em Miami (EUA) um novo acordo internacional de defesa de direitos humanos. No próximo dia 10 ocorre na cidade a Cúpula das Américas, com a presença de mandatários de 34 países.
Ontem, Itamar recebeu da organização Human Rights Watch um documento de seis páginas.
Nele, o órgão internacional de defesa dos direitos humanos relata que "uma cooperação econômica estável, duradoura e de largo prazo é impossível com governos que não respeitam os direitos humanos de sua população".
A entidade diz que constata "a magnitude e gravidade das violações estruturais e sistemáticas que continuam ocorrendo nas Américas". O órgão pede que Itamar assine uma carta que prevê 17 pontos relativos aos direitos humanos a serem seguidos pelos signatários.
Entre eles, a adoção das "Regras mínimas das Nações Unidas para o tratamento de reclusos". Trata-se de um expediente que prevê normas a serem seguidas pela polícia e Exército no tratamento dos detidos.

Texto Anterior: Presidente do Haiti pedirá ajuda ao Brasil
Próximo Texto: Muita coisa mudou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.