São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente do Haiti pedirá ajuda ao Brasil

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Haiti, o ex-padre Jean-Bertrand Aristide, solicitou audiência a seu colega brasileiro, Itamar Franco, a ser concedida durante a "Cúpula das Américas".
Aristide vai, certamente, pedir ao governo brasileiro ajuda econômica para seu país, o mais pobre do continente.
O presidente reassumiu o cargo há pouco mais de um mês, depois de uma negociação diplomática, conduzida pelos Estados Unidos, que levou ao afastamento da Junta Militar que havia deposto Aristide.
O papel do Brasil na crise haitiana tem uma dupla faceta. De um lado, opôs-se à intervenção militar que precedeu a restituição do governo ao presidente legítimo.
Mas, antes, havia se oposto também ao chamado "Plano de Washington", que previa a designação de um primeiro-ministro por parte do próprio Aristide, como passo prévio à sua recondução ao cargo. O que se suspeitava na época é que o plano acabaria por marginalizar Aristide, ficando o primeiro-ministro como governante de fato.

Texto Anterior: Países unificam procedimento jurídico em 95
Próximo Texto: Entidade pede a Itamar Franco apoio a acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.