São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vargas Llosa encerra visita ao Brasil

JOSÉ GERALDO COUTO
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

O escritor peruano Mario Vargas Llosa encerrou sua "semana brasileira" com uma palestra para 500 pessoas no Teatro Clara Nunes, em Belo Horizonte, ontem à noite. Hoje ele volta a São Paulo e à noite parte para Miami.
Na palestra, voltou a falar de sua vocação e da origem de alguns de seus livros. Depois, respondeu a perguntas sobre as relações entre a literatura e a vida social.
"A realidade não nos completa, por isso precisamos dessa mentira, dessa falsa verdade que é a ficção e que, paradoxalmente, nos torna mais alertas para as imperfeições da vida", disse.
O primeiro compromisso de Vargas Llosa em Belo Horizonte foi um encontro às 12h30 com o prefeito petista Patrus Ananias, que lhe contou que Guimarães Rosa viveu e estudou na cidade.
"Conheci Rosa pessoalmente em 1965, num encontro de escritores em Nova York. Era brilhante, falava todas as línguas", disse Vargas Llosa ao prefeito, e repetiu a frase em entrevista à tarde na escola superior União de Negócios e Administração (UNA).
O escritor almoçou com o ex-vice-presidente Aureliano Chaves, o vice-governador eleito Walfrido Maris Guia e diretores do Diners Club e da Belgo Mineira. À tarde, foi homenageado na Assembléia Legislativa.

Texto Anterior: Folha recebe sacolas do "Natal sem Fome"
Próximo Texto: PFL apóia Sérgio Motta para Comunicações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.