São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos Taviani confrontam honra e cobiça

BERNARDO AJZENBERG
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO

Dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, "Aconteceu na Primavera", de 1993, relata em "flashbacks" a saga da família Benedetti, da região da Toscana (Itália), iniciada quando as tropas do exército de Napoleão Bonaparte invadiram aquelas plagas.
Tudo começa com o sumiço de um baú recheado de moedas de ouro transportado pelos invasores e com a paixão entre o idealista Jean (Michael Vartan), jovem oficial francês, e Elizabetta (Galatea Ranzi), camponesa típica, da família Benedetti.
Sob uma configuração surpreendente, um dilema entre duas forças milenares assaltará, então, o patriarca da família: de um lado, a honra, a moral do clã; do outro, a justiça dos homens; e pairando acima das duas, o brilho atraente do ouro. Da resolução bastante "sui generis" desse conflito (a defesa da honra unindo-se à cobiça), nascem, ao mesmo tempo, a riqueza material e a miséria moral que não darão descanso a sucessivas gerações.
Mulheres se vingam com uma fúria peculiar; ambições e preconceitos destroem relações amorosas; a loucura bate à porta com intensidade cada vez maior; o peso do mito sufoca os descendentes... A espiral de desencontros dentro da família –que passa a ser chamada jocosamente, pela população, de os "maledetti"– parece não ter limites.
Trata-se de um ingresso radical no drama. Cadenciado por uma trilha sonora tão despretensiosa e eficiente quanto é discreto o desempenho, analisado individualmente, dos atores. Emoldurado por bem fotografadas paisagens dos campos toscanos, com sua luminosidade pura, seus casebres e palácios.
Metafórico, profundo e belo ingresso, também, na inexequibilidade histórica dos velhos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que aquele oficial Jean tentava transportar aonde fosse, sobre seu cavalo, ao lado do baú cheio de ouro.
Não se espere uma alternância hollywoodiana entre "climas" diferenciados, estudada para que o peso se atenue na cabeça do espectador; tampouco enfoques vazios de ordem puramente experimental. Em quase duas horas de diálogos e imagens, não encontramos mais do que um ou dois momentos de humor. Pode-se dizer, aliás, que talvez resida nisso a força do filme.
Aqui, com uma comovente saga nas mãos, a direção é tudo –e os Taviani, felizmente, não fizeram concessões.

Vídeo: Aconteceu na Primavera
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Elenco: Claudio Bigagli, Galatea Ranzi, Michael Vartan, Lino Capolicchio, Chiara Caselli e Renato Carpentieri
Lançamento: Europa Carat (tel. 579-6522)

Texto Anterior: MAM do Rio faz retrospectiva de Sérgio Camargo
Próximo Texto: "Dr. Fantástico" não perde humor em 30 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.