São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Dr. Fantástico" não perde humor em 30 anos

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Stanley Kubrick tem obsessão pela violência e pela guerra. Com raras exceções, sua filmografia fala da loucura que envenena os indivíduos e os transforma em feras.
O que varia é o gênero: terror ("O Iluminado"), ficção futurista ("2001", "Laranja Mecânica"), guerra ("Nascido para Matar"), épico histórico ("Spartacus")...
"Dr. Fantástico" é a única comédia do diretor. Mas é difícil rir desbragadamente com o humor crispado dessa sátira da Guerra Fria. Talvez, à época em que foi feito, há 30 anos, quando o confronto nuclear entre EUA e URSS era uma ameaça real, o filme fizesse rir de nervoso. Hoje esse contexto acabou, mas "Dr. Fantástico" não perdeu seu viço e sua perfeição.
Baseado no livro "Red Alert", de Peter George, Kubrick engendrou um filme diabolicamente bem construído e envolvente, com a ação concentrada no par de horas que antecede a eclosão do conflito nuclear definitivo.
O comandante de uma base área (Sterling Hayden) mete na cabeça que os russos estão envenenando a água da América e resolve contra-atacar, mandando seus B-52 bombardearem vários alvos soviéticos, o que desencadeará inevitavelmente uma retaliação nuclear.
O oficial britânico Lionel Mandrake (Peter Sellers) tenta arrancar do enlouquecido comandante o código que trará de volta os bombardeiros e evitar a catástrofe. Ao mesmo tempo, numa reunião de emergência, o presidente dos EUA, Merkin Muffley (Sellers, de novo), negocia com os russos.
Os principais conselheiros do presidente são um general paranóico (George C. Scott, impagável) e um cientista paraplégico importado da Alemanha nazista, o Dr. Fantástico do título (Sellers).
Este último, um sorridente e sinistro profeta do Apocalipse, aparece relativamente pouco, mas é o personagem mais marcante de Sellers, indicado para o Oscar por sua tripla atuação.
A ação se passa ainda num dos bombardeiros, comandado por um texano lunático (Slim Pikens).
A conjugação desses três ambientes, num ritmo de crescente tensão e sandice, é algo que só um cineasta completo como Kubrick poderia realizar. Seu filme é uma dança macabra em torno dos delicados átomos que podem de repente, com um pouco de acaso e loucura, fazer o mundo explodir.

Vídeo: Dr. Fantástico
Produção: Inglaterra, 1964
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden
Lançamento: Tocantins/Concorde (tel. 857-7553)

Texto Anterior: Irmãos Taviani confrontam honra e cobiça
Próximo Texto: Artistas criticam 'cerco' a instalações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.