São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sábato Magaldi deve ser eleito novo imortal da ABL hoje

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O crítico de teatro Sábato Magaldi, 67, deverá ser eleito hoje o novo imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras).
Além de Magaldi, o filósofo Tarcísio Padilha concorria para a cadeira que vagou com a morte do romancista Cyro dos Anjos. Padilha, porém, desistiu de concorrer.
Em carta enviada anteontem para a ABL, o filósofo alegou motivos pessoais para a desistência. Acadêmicos afirmaram à Folha que ele desistiu ao constatar a força da candidatura de Magaldi.
O crítico teatral conta com o apoio ostensivo de muitos imortais influentes nas votações da ABL, como o ex-presidente José Sarney. Sua eleição hoje, às 16h, é tida como certa.
"O nosso Sábato vai ter uma consagradora votação", avalia o imortal Arnaldo Niskier. "É um companheiro que a academia queria há muito tempo", completa o poeta Lêdo Ivo.
"Fico muito satisfeito. Afinal, há muitos dramaturgos na academia, mas acho que sou o primeiro especialista em história teatral", diz Magaldi.
Mineiro de Belo Horizonte, Sábato Magaldi tem oito livros publicados sobre teatro brasileiro e universal, como "O Texto no Teatro" e "Nelson Rodrigues - Dramaturgias e Encenações".
Ele prepara atualmente mais dois livros: sobre a dramaturgia nacional contemporânea e o teatro de Antunes Filho. De 53 a 88, escreveu sobre teatro no jornal "O Estado de S. Paulo".

Texto Anterior: Labirinto; Vitória-régia; Toddy
Próximo Texto: Barão promete 45 minutos de pauleira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.