São Paulo, quinta-feira, 8 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pousadas são confortáveis

MARIA DANIA JUNGES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O lugar mais confortável para se hospedar em Itacaré é a pousada Camping Paraíso ((073-251-2113), que tem 12 apartamentos com frigobar, ventilador de teto, TV e varanda com rede. O restaurante é de primeira qualidade e seus pratos principais são o camarão, o peixe e a lagosta.
Outro bom endereço para frutos do mar é o restaurante Fundo Verde, do paulista Ageu, no caminho da praia.
A praia de Tiririca, onde acontecem algumas etapas do campeonato baiano de surfe, conta com boa infra-estrutura e água doce que desce da serra, formando cachoeira e piscina natural. No verão aumenta o número de barracas com batidas e mariscos para tira-gosto.
As praias da Concha, Rezende, Costa, Ribeira, Itacarezinho e Pontal são também as mais procuradas, algumas delas devido à proximidade da mata.
Na tranquila praia de Itacarezinho, uma cachoeira com cinco metros despenca da mata direto na areia da praia, a poucos metros do mar.
Na Ribeira, a serra coberta de Mata Atlântica entra mar adentro, enquanto um córrego serpenteia na pequena enseada verdejante. A praia do Pontal, do outro lado do Rio de Contas, é um convite ao sossego, com 20 quilômetros de areia e coqueiros.
As caminhadas pelas trilhas na mata ladeiam serras e descortinam belos cenários, sempre com o mar ao fundo. Além disso, pode-se observar a flora, quase intocada, com muitas orquídeas.
Valem ainda passeios de barco ou lancha no mar ou ainda pelo rio que banha a cidade e tem suas margens tomadas por manguezais.
Para os adeptos da canoagem, o Rio de Contas tem excelentes corredeiras. Já os pescadores devem procurar as praias do Pontal, Parcelete, Piracanga e Prainhas para capturar xaréus, robalos, carapebas e cabeçudos.
As cachoeiras de Itacaré são atrações à parte. As mais belas são a Véu de Noiva– com 25 metros de altura– no rio do Engenho, Taboquinhas, no ribeirão Serra D'Água, e a do Fumo, no Rio de Contas.
Itacaré é visitada pelos surfistas brasileiros e pelos turistas alternativos– que sempre descobrem primeiro os mais belos pontos do país. O caminho está aberto ao turismo organizado, pois os grandes investidores da área já descobriram o filão e compraram grandes áreas de terra para em breve erguer complexos turísticos.
Como chegar
Para chegar a Itacaré, saindo de Salvador, o acesso é pela BR-324. Antes de Feira de Santana, desvia-se o percurso para a BR-101, no sentido sul, seguindo até a cidade de Ubaitaba, num percurso de 371 quilômetros asfaltados.
Daí em diante, são mais 54 quilômetros de estrada de terra até Itacaré –cerca de uma hora e meia de muito sobe-e-desce que só acaba no mar, após a travessia de pequenas fazendas de cacau.
Outra alternativa é pegar um avião entre Salvador e Ilhéus. De Ilhéus são apenas 107 km de estrada até Itacaré. Há também ônibus regulares para o município, partindo de Ilhéus, Itabuna e Ubaitaba.(MDJ)

Texto Anterior: Refugie-se no verão manso de Itacaré
Próximo Texto: Guia traz serviço quase completo de esqui
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.