São Paulo, sexta-feira, 9 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogados de PC e Collor apostam em 6 x 2

XICO SÁ
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

As equipes de advogados de defesa do empresário Paulo César Farias, o PC, e do ex-presidente Collor trabalham com a avaliação de que podem vencer o julgamento por um placar de até 6 x 2.
O prognóstico reservado, que os advogados cuidadosamente escondem, refere-se à acusação de corrupção passiva, único crime em que estão juntos Collor e PC.
Enquanto Collor aparenta otimismo, PC anda mais cauteloso e diz que vai aguardar o "apito final do juiz", numa referência a um jogo de futebol.
Segundo a Folha apurou, os advogados apostam em votos favoráveis dos seguintes ministros do STF(Supremo Tribunal Federal): Ilmar Galvão (relator do processo), Moreira Alves (revisor), Octávio Gallotti, Celso de Mello e Sepúlveda Pertence.
Podem votar contra, de acordo com o prognóstico, os ministros Sydney Sanches e Néri da Silveira.
A discussão maior entre os advogados se concentra no voto de Pertence, que acha possível apontar corrupção passiva sem necessariamente listar os corruptores. Essa é a tese em que se baseia o procurador-geral Aristides Junqueira para acusar PC e Collor, embora não revele nomes de quem teria se beneficiado com a corrupção.
Mesmo assim, prevalece entre os advogados o argumento de que a posição de Pertence foi conhecida por ocasião da apresentação da denúncia do procurador-geral.
Segundo eles, do período em que foi apresentada a denúncia, de um ano para cá, o ex-presidente e o seu tesoureiro de campanha conseguiram reunir provas que teriam feito o ministro mudar de opinião.
Essas provas seriam a contabilidade que aponta as sobras de campanha (cerca de US$ 28 milhões) como fonte dos recursos fornecidos por PC a Collor e sua família.
PC passou quase todo o dia de ontem reunido com os seus advogados –Nabor Bulhões e D'Allembert Jaccoud– e com o seu irmão Augusto Farias. (Xico Sá)

Texto Anterior: Receita autua ex-presidente por sonegação fiscal
Próximo Texto: PC é pedido em casamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.