São Paulo, sábado, 10 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravações inéditas do maestro saem em CD no próximo mês

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro gravações inéditas do maestro Tom Jobim serão lançadas em janeiro. São elas "Choro Bandido" e "Valsa Brasileira", ambas de Chico Buarque e Edu Lobo, e "Na Batucada da Vida" e "Pra Machucar meu Coração", as duas de Ary Barroso. Elas farão parte dos "songbooks" em CD de Edu Lobo e Ary Barroso, a serem produzidos pela editora Lumiar.
As gravações foram realizadas por Tom em setembro último, em três estúdios no Rio de Janeiro e são, segundo o produtor dos discos, Almir Chediak, algumas das últimas feitas por Jobim.
Em agosto, Tom gravou "Fly me to the Moon" (Bart Howard), em dueto com Frank Sinatra. A faixa consta do CD "Duets II", editado em novembro.
No início de setembro, Tom entrou em estúdio da Som Livre para cantar "Choro Bandido', acompanhando-se ao piano. O arranjo, de seu filho, o maestro Paulo Jobim, adaptou a música para piano, violão e violoncelo.
Poucos dias depois, Tom registrou "Valsa Brasileira", na casa de um amigo. Ele canta e toca piano com a cantora Leila Pinheiro, num arranjo de Paulo Jobim.
A derradeira sessão de Tom no estúdio, segundo Chediak, aconteceu em 29 de setembro, no Impressão Digital do Rio. Ao piano, ele gravou "Na Batucada da Vida" e "Pra Machucar meu Coração"', ao lado de Paulo Braga (bateria), Tião Neto (baixo), Paulo Jobim (violão) e Vítor Santos (trombone). O arranjo de "Na Batucada da Vida" foi de Paulo Jobim; o de "Pra Machucar Meu Coração", de Edu Lobo.
Segundo Chediak, Tom escolheu "Caco Velho" para figurar no "songbook" de Ary. Conta: "Como o Paulinho da Viola já tinha gravado a música, convenci Tom a gravar 'Na Batucada da Vida'. Ele topou, mas achava a música muito feminina. Mas cantou no feminino. Depois, me disse que gostaria de cantar 'Caco Velho', mesmo que Paulinho tivesse gravado. Disse: 'Põe a minha num outro CD para não se repetir.' Eu ia marcar estúdio para ele quando voltasse dos Estados Unidos."
O produtor recorda curiosidades que envolveram as gravações. Tom pediu um tempo para gravar "Caco Velho", porque sua mulher, Ana, queria obrigá-lo a ficar em casa para escrever sobre a Amazônia. No dia em que gravou "Na Batucada da Vida", ouviu a versão de "Aquarela do Brasil" cantada por Tim Maia e pediu cópia em fita. "De noite, ele me ligou duas vezes pelo celular para dizer que a gravação era a 'coisa mais linda' que ele tinha ouvido nos últimos tempos".
Tom voltou seis vezes ao estúdio, uma delas para colocar voz nova em "Pra Machucar Meu Coração". Não tinha gostado da primeira versão.
Chediak acha improvável Tom ter deixado músicas inéditas. "Ele devia ter idéias que esboçava ao piano, mas não músicas completas." O produtor deu uma letra inédita de Noel Rosa para Tom musicar, mas descarta que ele tenha começado a trabalhar nela.
O CD de Edu deve ser lançado no início de janeiro. O de Ary, que sai na segunda quinzena de janeiro, terá 33 faixas distribuídas em três CDs. A primeira faixa é "Na Batucada da Vida", com Tom.

Texto Anterior: Embolia provoca parada
Próximo Texto: Jobim gravaria álbum com Chico Buarque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.