São Paulo, sábado, 10 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corretor só dorme com tampões no ouvido

DANIEL FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os moradores de Pinheiros e Vila Madalena (zona oeste) são os mais atingidos pela poluição sonora das casas noturnas, com 40,4% das denúncias recebidas entre novembro e dezembro (ou 122 das 302 queixas).
Em seguida, vem a região da Bela Vista e Cerqueira César com 10,26% (31 queixas) e o Centro e Santa Cecília, com 9,27% (28 queixas).
A família do corretor de imóveis Mário Pereira Monteiro, 61, só dorme com tampões nos ouvidos por causa do barulho que vem dos bares da rua Cardeal Arcoverde, em Pinheiros.
Monterio mora no 3º andar de um prédio em frente ao bar Barbahala com a mulher e a filha. O corretor diz que, depois das 22h, a casa vira "um inferno".
"Não dá para falar no telefone, nem assistir televisão. A impressão que dá é a de que o bar está dentro de casa", disse o corretor.
Para Monteiro, a situação piorou depois que os bares estenderam seus domínios para a rua, espalhando mesinhas pelas calçadas.
"Os frequentadores esquecem que essa é uma zona residencial e conversam aos berros. Moro no 3º andar e escuto tudo. Imagine quem mora no 1º."
Além de usar tampões nos ouvidos, a nutricionista Janete Maculevicius, 50, teve que forrar as paredes dos quartos da casa com eucatex para conseguir dormir.
Janete mora com a mãe na rua Fidalga, um dos locais com maior concentração de bares em Pinheiros e Vila Madalena.
"Mesmo com a forração de eucatex, fica difícil assistir televisão quando o movimento na rua é grande. O jeito é colocar o volume bem alto para abafar a gritaria."
Com medo de represálias, o taxista Roberto da Silva, 51, também morador de Pinheiros, prefere não dar o nome da rua onde mora.
"Já fui ameaçado e não quero passar por essa situação de novo. Não sou contra a existência de bares, mas quero poder dormir em paz", afirmou. (Daniela Falcão)

Texto Anterior: Barulho dá multa de até R$ 9,3 mil
Próximo Texto: Instalação de TV a cabo sofre atraso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.