São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL vai controlar irrigação e combate à seca

GILBERTO DIMENSTEIN; GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PFL conseguiu o controle de todo o programa de águas do futuro governo de Fernando Henrique.
Além dos planos de irrigação, o partido vai comandar o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco).
Estes órgãos ficarão subordinados ao Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, cujo titular será o deputado Gustavo Krause (PFL- PE).
A base de poder do PFL está concentrada principalmente no Nordeste, que tem como questão prioritária o combate à seca. Com o comando desta pasta, o partido consegue ter em mãos a área com maior apelo eleitoral da região.
O Dnocs ganhou evidência em 1993, quando o presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira (PFL-PE), foi acusado de usar os equipamentos do órgão para perfurar poços em suas fazendas.
Já o Codevasf é o responsável pelo programa de irrigação da região do rio São Francisco.
FHC também vai constituir dois órgãos que o manterão informados das ações ministeriais –o Conselho da Comunidade Solidária e a Casa Civil.
O primeiro cuidará das àreas sociais. Como órgão consultivo, ficará encarregado de traçar metas para que os ministérios atuem em conjunto, não pulverizando as verbas do Orçamento da União.
O conselho contará com um secretário-executivo, que estará em contato permanente, segundo a equipe de transição, com os secretário-executivos de todos os ministérios que possuem verbas sociais em seus orçamentos.

Texto Anterior: Publicidade fica com Muylaert
Próximo Texto: Posse vai ter Daniela Mercury e recepção para 2.800 convidados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.