São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Declarações de Ciro provocam reação de Santillo

HELCIO ZOLINI; SILVANA DE FREITAS; CARI RODRIGUES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM OURO PRETO E DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Ciro Gomes, voltou a denunciar ontem corrupção na área da saúde. A denúncia foi feita durante entrevista na Escola de Minas, da Universidade Federal de Ouro Preto.
"O que critico não é propriamente o ministro (Henrique Santillo). A minha crítica é com relação ao desperdício no setor de saúde", disse Ciro.
Na opinião dele, com "muitos milhões" de reais que são aplicados nesse sistema "desmantelado" daria para fazer coisa bem melhor.
Perguntado se teria novas denúncias de corrupção no Ministério da Saúde, ele foi evasivo: "Será que vou ter que ficar com o encargo de levantar todas as denúncias? Basta verificar a CPI que está no Congresso", disse.
O ministro da Saúde, Henrique Santillo, já tinha uma nota oficial pronta no final da manhã para responder às acusações de Ciro.
Depois de Santillo receber um telefonema de Henrique Hargreaves (Casa Civil), a nota foi refeita.
Ciro telefonara a Hargreaves para dar explicações, transmitidas ao presidente Itamar Franco. Ele teria desmentido as declarações.
"Recuso-me a discutir publicamente com um colega de equipe, mesmo não aceitando ser bode expiatório em meio a divergências entre Ciro Gomes e o deputado José Serra", respondeu Santillo, em nota no final da tarde.
O ministro passou o dia em seu gabinete e estava bastante aborrecido, conforme assessores.
Santillo teria dito que "não baixou o nível" em respeito ao presidente, para não causar conflitos na equipe no final do governo.
Itamar ficou tenso com as declarações de Ciro. O presidente tentou contornar a crise, dizendo que Ciro já teria explicado que não se referiu especificamente a um ministro "mas ao sistema", segundo o assessor de imprensa do Planalto, Fernando Costa.
(Helcio Zolini, Silvana de Freitas e Cari Rodrigues)

Texto Anterior: Fiesp pede a FHC 'projeto transformador'
Próximo Texto: Filho de Tom aponta descuido de hospital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.