São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo dos EUA sorteia 55 mil vistos

SÉRGIO MALBERGIER; PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo dos EUA abre em janeiro de 95 mais uma "loteria" para concessão de vistos para residência permanente no país, conhecidos como "green card". Ao todo serão concedidos 55 mil vistos para todo o mundo.
Para a América do Sul, serão sorteados 2.407 vistos em 95. Se os brasileiros tiverem muita sorte, podem ficar com todos. O sorteio, feito por um computador, é por região, não por país. Neste ano, 477 brasileiros foram sorteados.
Os portadores do "green card" podem viver e trabalhar nos EUA e, depois de cinco anos, ganham a cidadania americana. Se nesse período se ausentarem por mais de 1 ano do país, perdem o visto.
A quota de vistos por região é baseada no número de "green cards" concedidos nos últimos cinco anos. A loteria é a parte do Programa de Diversificação da Imigração, do Departamento de Estado, para equilibrar o fluxo imigratório.
Por isso, alguns países estão excluídos do sorteio, já que forneceram elevado número de imigrantes recentemente. São eles: China, Taiwan, Índia, Filipinas, Vietnã, Coréia do Sul, Reino Unido (exceto Irlanda do Norte), Canadá, México, Jamaica, El Salvador, Colômbia e República Dominicana.
As inscrições devem chegar ao Departamento de Estado entre 31 de janeiro e 1.º de março do ano que vem. As instruções de como se inscrever, inclusive sobre o tamanho do envelope, devem ser seguidas à risca (ver quadro acima). Qualquer irregularidade implica a desclassificação.

Colaborou PATRICIA DECIA, da Reportagem Local.

Texto Anterior: 477 brasileiros vão à segunda fase
Próximo Texto: Leitora da zona sul reclama contra Sabesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.