São Paulo, sábado, 17 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC pede a Serra que não responda a Ciro

SÔNIA MOSSRI ;GILBERTO DIMENSTEIN; HELCIO ZOLINI
DE BUENOS AIRES

GILBERTO DIMENSTEIN
O presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, telefonou na manhã de ontem para José Serra e pediu-lhe que não responda a novos ataques de Ciro Gomes.
O ministro da Fazenda afirmou na quarta-feira que o futuro ministro do Planejamento nem sempre foi "leal" ao criticar o Plano Real e que sua indicação para o futuro governo seria "fonte de tensão".
Desde quinta-feira, Serra participa em Buenos Aires de seminário no Centro de Estudos do Estado e Sociedade, dirigido pelo economista Roberto Frenkel, amigo de FHC e Serra.
A assessoria do ministro da Economia argentino, Domingo Cavallo, desconhecia a presença de Serra no país. Gostaram menos de saber que o ministro do Planejamento de FHC se reunia com Frenkel, um dos principais opositores da política econômica do presidente Carlos Menem.
Comandada por FHC, uma operação foi deslanchada para neutralizar os conflitos Ciro-Serra.
Os assessores mais próximos de FHC como os futuros ministros das Comunicações, Sérgio Motta, da Educação, Paulo Renato Souza, e da Fazenda, Pedro Malan, foram convocados pelo presidente eleito para acalmar o mercado.
O próprio Malan, apontado como provável vítima de José Serra, está mantendo encontro com empresários. Ele afirma apoiar a indicação da Serra e diz acreditar que não haverá conflitos.
Como prova de que não está "magoado", Paulo Renato, cotado anteriormente para o Planejamento, afirma, inclusive, que teria servido como porta-voz de FHC para convidá-lo para a pasta.
Ciro, por sua vez, afirmou ontem à Agência Folha, em Ouro Preto, que não volta atrás de suas declarações sobre Serra e sobre suposta corrupção no Ministério da Saúde.
"Não retiro nada do que disse, nem houve mal-entendido algum", disse. Ele negou ter sido repreendido pelo presidente Itamar Franco.
Colaborou HELCIO ZOLINI, da Agência Folha, em Ouro Preto

Texto Anterior: Secretariado de Covas terá dois ex-colloridos
Próximo Texto: Leitores doam 28 toneladas de alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.