São Paulo, sábado, 17 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Kissinger não obtém clemência para cão; Pequim condena 10 dissidentes; Partido de Major perde eleição local; FBI investiga sabotagem em NY; Evangélico pede anistia para Lutero; Pinochet é acusado de pressionar corte; China e Índia farão manobra militar; Europa aprova maior acelerador do mundo

Kissinger não obtém clemência para cão
George Allen, governador da Virgínia (sul dos EUA), recusou pedido de clemência para o cão labrador "Smokey" feito pelo ex-secretário de Estado Henry Kissinger. Em 2 de dezembro, "Smokey" foi condenado à morte por injeção letal por um tribunal de Danville por suposto ataque a três carteiros, que nem chegou a morder.

Pequim condena 10 dissidentes
Um tribunal de Pequim condenou dez dissidentes pró-democracia a penas de 3 a 20 anos de prisão. Foi o maior julgamento político desde os processos contra os participantes dos protestos estudantis de Tiananmen (1989).

Partido de Major perde eleição local
O primeiro-ministro britânico, John Major, sofreu nova derrota quinta-feira quando o candidato do Partido Conservador à eleição suplementar no distrito de Dudley West obteve apenas 7.076 votos. Venceu o concorrente trabalhista, com 28.400 votos. Na eleição de 1992, o candidato conservador obteve 34.729 votos no mesmo distrito.

FBI investiga sabotagem em NY
O FBI investiga sabotagem de cinco Boeing 747 da empresa norte-americana Tower Air no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York. Segundo o jornal "Newsday", nos últimos três meses foram cortados os cabos de partes vitais do sistema mecânico dos aviões. As falhas foram descobertas em terra, por mecânicos.

Evangélico pede anistia para Lutero
O presidente do Conselho das Igrejas Evangélicas da Alemanha, bispo Klaus Engelhardt, pediu ao papa João Paulo 2º que o Vaticano revogue a excomunhão de Martinho Lutero, expulso da Igreja Católica no século 16 por lançar a Reforma Protestante.

Pinochet é acusado de pressionar corte
O deputado chileno Juan Pablo Letelier acusou o ex-ditador e atual comandante do Exército chileno, Augusto Pinochet, de estar pressionando a Corte Suprema a reduzir as penas dos dois oficiais condenados pelo assassinato de seu pai, o ex-chanceler Orlando Letelier, morto em Washington em 1976.

China e Índia farão manobra militar
A China e a Índia vão fazer manobras militares conjuntas na região da fronteira em meados de 1995. Os dois maiores países da Ásia são rivais e chegaram a travar uma guerra por disputa territorial em 1962.

Europa aprova maior acelerador do mundo
Dezenove países europeus aprovaram a construção em Genebra (Suíça) do maior acelerador de partículas do mundo (chamado LHC) no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN). Ele será usado para desvendar a constituição da matéria e a origem do Universo

Próximo Texto: Morte inquieta Mitterrand aos 78
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.