São Paulo, sábado, 17 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte inquieta Mitterrand aos 78

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O que é a morte, o que é o além?, teria perguntado o presidente da França, François Mitterrand, em visita ao filósofo Jean Guitton, em novembro.
O encontro entre Mitterrand e o filósofo foi revelado pelo próprio Guitton ao jornal Libération.
O presidente, que sofre de câncer na próstata, desmentiu ontem ter dito durante a conversa que lhe restam apenas seis meses de vida.
Durante encontro ontem com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, Mitterrand declarou: Em maio, estarei aqui.
A Folha falou com o filósofo pelo telefone, mas ele se recusou a comentar o assunto.
Guitton, 93, é um dos principais filósofos franceses. Discípulo de Henri Bergson (1859–1941), sua obra reflete sobre a religião, a morte e a vida eterna.
Encontro
Na entrevista a Libération, Guitton descreve o encontro. O presidente me disse: 'Li seus livros. O senhor é um homem livre, ao contrário do papa, dos bispos ou dos padres. Quero indagá-lo sobre um assunto que me preocupa desde a infância: a morte...'
Ele acrescentou que morrerá em breve. É evidente, pois bem se vê que está cansado. Mas notei sua coragem extraordinária frente à idéia de que em seis meses ele não mais existirá, relatou o filósofo.
Ele me disse: 'Como o senhor é especialista do tempo e da eternidade e como o que chamam de morte é a passagem do tempo à eternidade, vim vê-lo para lhe perguntar: o que é a morte, o que é o além?' Havia policiais em toda parte, com revólveres enormes. Os locatários se assustaram..., descreve o filósofo.
François Mitterrand perguntou, segundo Guitton, qual é a última barreira? Sr. presidente, é muito simples. É a morte. Mas e depois da morte?, prosseguiu o presidente francês.
Depois da morte, é o que chamam de além. Mas o que é o além? Não faço a menor idéia, visto que se chama além!
Guitton diz não saber se o presidente saiu mais sereno do encontro, que durou uma hora.
Câncer
O estado de saúde de Mitterrand, 78, a quem restam menos de seis meses de mandato, tem sido motivo de rumores constantes.
O câncer na próstata foi revelado em setembro de 1992, quando o presidente foi submetido a uma primeira cirurgia.
Ele voltou à mesa de operação em julho. Nas últimas semanas, Mitterrand tem se mostrado bem mais disposto, mas cada frase e gesto são motivo para especulações sobre seu estado de saúde.

Texto Anterior: Kissinger não obtém clemência para cão; Pequim condena 10 dissidentes; Partido de Major perde eleição local; FBI investiga sabotagem em NY; Evangélico pede anistia para Lutero; Pinochet é acusado de pressionar corte; China e Índia farão manobra militar; Europa aprova maior acelerador do mundo
Próximo Texto: Presidente da Tchetchênia manda seus soldados recuarem em Grozni
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.